A solidão dos sapatos

Foto: Carlos Emerson Junior

Sapatos. Uma porção deles, empilhados no pedal de um velho suporte de uma máquina de costura Singer, transformada com o passar do tempo em uma mesinha para porta-retratos. Sapatos, tênis, sandálias. Qualquer coisa que sirva para ir à rua e ficar empilhado na volta.  

Ninguém repara. Os sapatos ao lado da porta de entrada do apartamento, estão meio esquecidos, aguardando alguém sair de casa. Só que andar do lado de fora ficou perigoso, não pode aglomerar, cuidado com o vírus… Aí tem dias que ninguém vai a lugar algum, ainda mais se chove ou esfria muito. 

Sei não, mas acho que sua única alegria é o dia da faxina, quando a pilha é desfeita e eles são limpos um por um, a mesinha é toda espanada, a poeira e o lixo retirados e, finalmente, eles são cuidadosamente arrumados e emparelhados. Oba! Hoje vamos passear, devem pensar. 

Não, sapatos, infelizmente não. Imagina, ainda tem muita coisa faxinar, esqueceram? Pois é, além de não ter graça nenhuma conversar com calçados, sei que é por minha causa que eles não andam, já que fico em casa o tempo quase todo e, para seu horror e revolta, só vou ao jardim com o meu chinelo, que nunca me cobra ou me olha de cara feia.  

Vai passar, gente, dias melhores virão e vamos todos nos abraçar nas ruas das cidades. Usando sapatos, é claro! 

Nova Friburgo, agosto de 2021

Por Carlos Emerson Junior

Sou carioca, escritor, cronista e fotógrafo. Moro em Nova Friburgo, na serra fluminense. Transformar em letras um fato banal do quotidiano é fascinante, talvez por juntar um pouco de jornalismo, literatura e muita imaginação. Acredito que é por aí que nascem as crônicas nossas de cada dia. Sejam bem-vindos e boa leitura.

2 comentários

  1. Crônica perfeita para os dias atuais. Nunca usei tanto chinelo quanto agora. Meus inúmeros sapatos de salto, mofam no armário ao lado de roupas mais sociais e acessórios. Usá-los em casa? Pra quê? Um dia, um dia ainda teremos esse gostinho de sair, abraçar, beijar sem medo. Abraço virtual

    Curtido por 1 pessoa

Deixar um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.