“A cada nova informação sobre providências do governo do estado para limpar a Baía de Guanabara com vistas às regatas olímpicas, cresce o temor de o Rio passar vergonha no ano que vem.
Sabe-se agora que, a pouco mais de 500 dias dos Jogos, será usado um programa de computador holandês a fim de despachar os barcos de limpeza para os locais exatos de concentração de lixo. Como se fosse algo milagroso.
Mais uma medida paliativa, pois a principal causa da poluição – a falta do saneamento básico nos municípios do entorno da Baía – continua intocada.”
oOo
Desta vez bato palmas, assino embaixo e trago para cá o pequeno e contundente editorial “Paliativo”, publicado na edição impressa de hoje, 13/3, do jornalão carioca O Globo.
Aliás, desde 1994, quando o governo japonês, de boa fé, colocou uma fortuna no programa de despoluição, já foram gastos mais de um bilhão de reais para nada.
O jornal tem razão, querem que acreditemos que erradicamos a miséria enquanto não conseguem (ou não querem) resolver os problemas crônicos de saneamento em sete municípios (inclusive a capital) do segundo estado mais rico da federação.
Será que algum dia teremos uma “Operação Lava-Jato” para apurar essa vergonha?
E agora? | O Cachambi não é aqui!
https://ocachambinaoeaqui.wordpress.com/2009/10/02/e-agora/
CurtirCurtido por 1 pessoa
Um artigo profético, Leandro. E a pergunta continua cada vez mais válida: e agora?
CurtirCurtir
uia
CurtirCurtido por 1 pessoa