– Motorista, esse ônibus passa em Copacabana?
– Vai pela Lagoa.
– Que pena, o senhor sabe que ônibus serve?
– Pega o carro 10, que vem logo aí atrás.
Eu estava meio sonolento mas ouvi muito bem o diálogo. E o pior é que eu ia para Copacabana! Mas que droga, será que eles mudaram o itinerário só nesses meses que fiquei em Friburgo? E que linha 10 é essa que nunca ouvi falar ? A plaquinha indicadora da linha, na frente do coletivo, indicava que estava certo, era o meu ônibus habitual. Pensei em confirmar o trajeto com o motorista mas o camarada encostou em outro parada para desembarcar um passageiro e foi logo avisando para quem aguardava na calçada:
– Vai pela Lagoa.
Seguimos em frente nessa toada: o motorista só parava o ônibus para descer algum passageiro e berrava pela porta de entrada o “vai pela Lagoa” como se fosse um mantra. Ficou claro o que ele estava tentando chegar o mais rápido possível no ponto final, lá no Leblon, evitando parar para pegar os passageiros. Pensando assim, fui achando a coisa divertida. Afinal, ia fazer da Lapa até em casa em tempo recorde, pelo preço de uma tarifa básica. E naquela altura, só restavam uns 3 passageiros no coletivo! Até que…
Bom, quando chegamos perto do Túnel Velho, ainda em Botafogo, uma senhora cega, muito distinta, elegante, junto de vários populares, fez sinal de chamada. O motorista, surpreendentemente, parou.
– Ajuda a senhora subir, pessoal.
– Muito obrigada, o senhor é muito gentil.
– A senhora vai prá onde?
– Copacabana…
– Mas é claro, dona, qual a rua?
– Ah, eu não queria dar trabalho, mas será que o senhor me deixaria perto da Figueiredo Magalhães?
– Sem problema.
Lá fomos nós, em direção à Copacabana. Só que na hora de desembarcar não havia ninguém no ponto para ajudar a senhora distinta descer. E aí aconteceu o inesperado: o motorista apressado se levantou, pediu licença e guiou a passageira até o outro lado da rua, sem não antes indicar e colocá-la na direção pretendida. Voltou ao posto rindo e feliz:
– Ganhei o dia e uma caixinha também. Quer saber ? Deixa o 10 ir embora na frente. Agora nós vamos devagar, vamos ver a Árvore de Natal da Lagoa.
Uma pena que precisei saltar na parada seguinte.
Rs… Que figura esse motorista! Coisas que só acontecem no Rio…
CurtirCurtido por 1 pessoa
Pois é! 🙂
CurtirCurtir